-->

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Hella

É engraçado como não guardo tantas lembranças da última viagem. Talvez por ter sido a mais longa, o cansaço me obrigou a esvaziar a cabeça. Mesmo assim foi a mais representativa, sonho de consumo, sabe?

Quando criança sempre fui apaixonada por mitologia grega. Interpretava personagens no teatro, escrevia peças para a escola, lia e relia a Ilíada e a Odisséia constantemente. Para qualquer um que perguntasse, respondia que meu livro preferido era “O Livro de Ouro da Mitologia”, adorava. A Grécia me encantava, e foi assim, encantada, que realizei meu sonho nº1: Atenas.

Minha memória falha quando tento relembrar o percurso inteiro. Mas eu lembro que tinha sol, que eu pude usar blusinhas de manga curta, que eu estava gorda, e que a Acrópolis é maravilhosa! Montes de templos e ruínas, pedras brancas, vistas fantásticas, tudo é mágico. Pra curtir o momento, enquanto estava no mirante, deitei no parapeito e tomei minha primeira apitada, que seria seguida de muitas outras. Tudo lá era proibido. Piiiii, não pode deitar no murinho. Piiiiii, não pode tocar na parede do templo. Piiiiii, não pode tirar foto atrás da estátua sem cabeça colocando sua cabeça no lugar. Ah, droga!

A não ser os guardas chatos, os gregos são gente boníssima. Tão calorosos e animados e falantes e brasileiros. A língua é uma piada a parte, é de se fazer rir saber que alguém entende aquele treco. Aliás, aprendi algumas poucas coisas interessantes, do tipo: Hella em grego significa Atenas, mas é também oi. Isso, oi! É um tal de Hella pra cá, Hella pra lá, e eu respondia sempre sorrindo: Hella! Repita você também, soa tão feliz!

Durante os dias quentes, os gregos sentam em mesinhas bonitas colocadas na rua em frente a Cafés e tomam um negócio parecido com frapê de Café, sabe, daquele com bastante chantilli num copo alto e chique? É isso, bem gostoso e bonito.

Lá também tem praia, e eu fui. Não é nenhuma maravilha, tem pedras ao invés de areia, mas a água é salgada, e eu pude molhar meus pés cheios de bolhas. Fui também ao estádio olímpico construído pra as Olimpíadas de 2004, que agora parece uma cidade mal-assombrada. Imagine um lugar lindo, cheio de azulejos e murais de pedras lindos, e sem uma alma viva. Agora imagine o que aproveitei pra fazer ali. Isso, eu tirei mil fotos imitando estátuas gregas, e sem levar apitadas desta vez!

Peguei o Ferry e fui para Ägina, uma ilha grega cheia de casinhas brancas parecida com Mykonos, que, depois fiquei sabendo, devido ao sucesso da novela global, todo mundo conhecia. Lá visitei outros templos, do outro lado da ilha. Perdi o ônibus na volta e fui obrigada a voltar andando para o lado certo da ilha. Já não gostava mais de sol e calor, principalmente quando tirei o óculos de sol e me vi usando uma máscara da tiazinha, diabos.

Em meu último dia de Atenas comprei um doce grego que marcou minha viagem. Era um daqueles doces cheios de melado e açúcar, e eu consegui me sujar tanto comendo aquilo, que minha bolsa e blusa foram para o lixo. Não tinha como desgrudar aquela meleca de mim. Pois é, que doce marcante.

De lá ainda seguiria para Roma, Florença e Veneza. Foi uma longa viagem, cheia de detalhes que eu não consigo me lembrar direito. Que Mnemósine me ajude da próxima vez!

4 comentários:

Milla disse...

" Piiiiii, não pode tirar foto atrás da estátua sem cabeça colocando sua cabeça no lugar. Ah, droga!"

Hahahahahahhahahahahah

Nossa eu ri muito com o texto. Mais do que da primeira vez que li!

Hella soa feliz mesmo e fico tentando imaginar o quanto vc deve ter ficado BO-NI-TA de tiazinha ahahaha =]

Chiquérrima!

Ótimo texto Tata!

Beijo

Toad - Matheus H. disse...

Piiiii, não pode deitar no murinho. Piiiiii, não pode tocar na parede do templo. Piiiiii, não pode tirar foto atrás da estátua sem cabeça colocando sua cabeça no lugar. Ah, droga!
AHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

DIGAM TODOS, HELLA, HELLA, HELLA, Ê Ê! ahhahahahahaha
Umbr Hella!! hahahahaha

Eu praticamente VI vc falando!! hahahahaha
Eu piro nas histórias de suas viagens!
Beijos Tata Branca com máscara do MÁSCARA... vai falar com o Ratinho Roy!
E, dificilmente eu pediria pra Mnemosine, ou para qualquer uma das titânides filhas de Urano e Gaia.
Pediria pra essa última.
Bjs

Toad - Matheus H. disse...

Ah, obviamente pq Gaia poderia manipular Mnemosine e Themis Chronos!
Imagina se a Mom Gaia vai com nossa cara, o que não conseguríamos!!
Ai ai ai!

Yuri Kiddo disse...

Muito sonoro o texto. Pude sentir o vento quente e o sol da Grécia quando fechei os olhos. E você estava lá.

Dispensa eu dizer que adoro mitologia. E que a nossa Mnemósine é mais de uma. =P

beijos Mademoiselle